O dia e a nova Amsterdã

13509357_1149564328447896_392083419_o.jpg

Como disse, cheguei a Amsterdã no período da noite e por isso, ainda não sabia o que esperar ao amanhecer.

Foi como se eu tivesse dormido em uma cidade, cheia de luz e atrações e acordado em outra: calma, rodeada de flores e ciclistas por todo lado. Meus Deus!! O que mais poderia eu esperar de lá.

As canadenses haviam acordadas eufóricas, já vinham comentando há tempo sobre o tão famoso Museu da Anne Frank, uma delas, desde o começo da viagem (estávamos viajando de ônibus e o ponto de partida havia sido Londres) falava insistentemente sobre lá, e me perdoem, me perdoem mesmo, na época, alguns anos atrás tive que pesquisar de quem se tratava e hoje, morro de vergonha em ter de admitir isso. Enfim, elas falaram tanto que parecia quase um desproposito não ir visitar. Confesso que aquela fila de duas horas quase me venceu, mas acaba que por fim a gente vai esperando e esperando e quando vê voilà.

Existem experiências que mudam sua vida, pois bem, esta de fato, mudou a minha.

Foi como se eu tivesse mergulhado dentro da história e mais do que isso nos sentimentos da pequena Anne Frank. No Anexo Secreto, nome dado a casa na qual a menina se escondeu com mais sete pessoas, você respira história e consegue sentir, obviamente em ínfimas proporções, um pouquinho do que ela e os demais passaram por lá.

 

Curiosidade: Antes de ter de se esconder Anne recebeu em seu último aniversário em liberdade um Diário, no qual dividia histórias sobre o Anexo e sobre si, além de contos e suas frases preferidas. Anne sonhava em ser escritora ou jornalista.

Otto Frank, único sobrevivente do anexo e pai de Anne, descobre o Diário e é convencido por seus amigos a publica-lo em junho de 1947. O livro que emocionou o mundo, teve a princípio  3.000 primeiros exemplares, e posteriormente inúmeras outras edições e traduções, além de peças de teatro e de um filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s